informações
ROTA DOS OBELISCOS
O percurso, com cerca de 2Km de extensão, tem início na Junta de Freguesia, a 100 metros da réplica do Obelisco que homenageia os heróis que serviram na Guerra Peninsular na terceira Invasão Francesa em 1811, seguindo em direção à Ponte de Foz de Arouce, uma das mais antigas pontes medievais existentes na região Centro. O percurso prossegue pela esquerda, onde se encontra o Chão da Cruz, local onde se desencadeou a batalha das invasões francesas, nomeadamente o combate de Foz de Arouce de 1811, sendo realizada anualmente neste local a reconstituição da Batalha.
Mais à frente, encontram-se as Vinhas do Conde, que se destinam à produção dos vinhos da Quinta de Foz de Arouce. Imediatamente adiante, vislumbra-se o Obelisco original, monumento edificado em 1898 em memória do Combate de Foz de Arouce, ocorrido a 15 de março de 1811, durante a retirada de Massena na luta com as tropas de Wellington, no final da terceira invasão francesa. Tal como as Vinhas do Conde, também o Obelisco se encontra localizado na jazida arqueológica do paleolítico.
Segue-se, a escassas dezenas de metros, o Momo – Museu do Circo, estabelecido na antiga Escola primária de Foz de Arouce edificada em 1932 e reconstituída em 1981. Este espaço promove as artes e o desenvolvimento de projetos educativos. À direita encontra-se a Igreja Matriz de Foz de Arouce, dedicada a S. Miguel, de estilo gótico, com uma a torre sineira e um Altar Mor em talha dourada.
O percurso segue pela esquerda na interseção, terminando no edifício da Junta de Freguesia.
PERCURSOS PEDESTRES – FOZ DO AROUCE E CASAL DO ERMIO