PONTOS DE INTERESSE

Descobre os principais pontos de interesse da região

pontos de interesse

E INFORMAÇÕES

Obelisco Original

Foz de Arouce

Este memorial, localizado nas proximidades das Vinhas do Conde de Foz de Arouce, presta tributo a todos aqueles que participaram na Guerra Peninsular, durante a Terceira Invasão Francesa, em 1811. Foi mandado erigir pelo Conde de Foz de Arouce, Francisco Augusto Furtado de Mesquita de Paiva Pinto, 1.º Visconde e 1.º Conde de Foz de Arouce, nascido a 22 de maio de 1833 na Lousã, Foz de Arouce. A sua construção data de 15 de março de 1898. O nobre faleceu a 29 de janeiro de 1901, no Solar de Famalicão, em Anadia.

Obelisco Réplica

Foz de Arouce

Obelisco Réplica: Este memorial, situado junto à ponte que atravessa o rio Ceira, homenageia os que combateram na Guerra Peninsular durante a terceira Invasão Francesa, em 1811. Foz de Arouce destaca-se por ter um obelisco, um fenómeno raro em localidades pequenas, que simboliza um importante marco histórico. Este tributo é um reconhecimento da freguesia e do Presidente da Câmara Municipal. Placa comemorativa: O memorial, em pedra vermelha, tem forma quadrada e eleva-se a partir de um pequeno soco, culminando numa coluna central.

Ponte de Foz de Arouce

Foz de Arouce

A Ponte de Foz de Arouce é uma das mais antigas da região centro de Portugal, remontando ao final da Idade Média. Este monumento histórico não é apenas uma obra de engenharia, mas também um testemunho de eventos significativos, tendo sido o cenário do confronto entre as forças anglo-lusas e os exércitos imperiais de Napoleão. Este episódio marcante sublinha a importância da ponte tanto na história local como no contexto das Guerras Napoleónicas.

Igreja Matriz

Casal de Ermio

A Igreja Matriz (Casal Ermio) veio substituir a igreja Modesta e data a 1882, apesar de só ter sido terminada em 1921 com a construção da Torre Sineira, e o seu orago é Santo António. Com arquitetura moderna e de linhas atrativas, o âmago desta Igreja encontra-se no altar de talha dourada no seu interior.

Capela da Marmeleira

Marmeleira

A Capela da Marmeleira é um monumento religioso de elevado valor histórico, cultural e patrimonial. Esta edificação é um templo católico, dedicado à veneração do seu patrono, São Sebastião.

Capela de Santo Cristo

Marmeleira

A Capela de Santo Cristo da Marmeleira foi fundada no ano de 1627, século XVII, por António Rodrigues Pinto.

Capela da Pegada

Foz de Arouce

A Capela da Pegada foi reconstruída em 1946, e é reconhecida por ser anfitriã da festa em honra da Nossa Senhora da Pegada, realizada anualmente no segundo domingo de setembro. Estes festejos incluem a realização de uma missa campal, realizada no Adro da Capela, seguida de uma procissão que percorre as principais ruas da Freguesia.

Largo Dr. Pires de Carvalho

Casal de Ermio

O Largo Dr. Pires de Carvalho (Casal de Ermio) permite o acesso ao busto em bronze que retrata Dr. Pires de Carvalho, ilustre político que trabalhou ativamente para a Revolução de 5 de outubro de 1910.

Capela de Santo Cristo

Foz de Arouce

A Capela de Santo Cristo de Foz de Arouce encontra-se situada na rua com o mesmo nome, tendo sido erigida em 1646, por Francisco Jorge.

Momo - Museu do Circo

Foz de Arouce

O Momo-Museu do Circo está estabelecido na antiga Escola primária de Foz de Arouce edificada em 1932 e reconstituída em 1981. Este espaço promove as artes e o desenvolvimento de projetos educativos, e é composto por sala de exposição, sala de espetáculo e espaço envolvente com jardim. Para a visita é obrigatória marcação prévia.

Igreja Matriz

Foz de Arouce

A Igreja Matriz de Foz de Arouce é dedicada a S. Miguel, e sofreu alterações durante o séc. XIX, para enaltecer os seus atrativos arquitetónicos, como a escultura de S. Miguel de estilo gótico, a torre sineira (com sinos de 1816 e 1893), e um Altar Mor em talha dourada, recuperado após incendio em 1998.

Quinta dos Condes Foz de Arouce

Foz de Arouce

Quinta dos Condes Foz de Arouce foi edificado nos finais do séc. XVIII, detém estilo barroco e é composto por capela privada, ostentando o brasão de armas da família por cima do portão principal. O Palácio integra as Vinhas do Conde, onde são atualmente produzidos os vinhos Quinta de Foz de Arouce.

Vinhas do Conde

Foz de Arouce

As Vinhas do Conde destinam-se à produção dos vinhos da Quinta de Foz de Arouce, e pertencem à família de João Filipe Osório de Meneses Pita, 4.° Conde de Foz de Arouce e 3.° Conde de Proença-a-Velha, que sucedeu Francisco de Meneses Pita, 3.º Conde de Foz de Arouce, e Francisco de Melo, 2º Conde de Foz de Arouce e 3º Marquês da Graciosa.

Chão da Cruz

Foz de Arouce

O Chão da Cruz foi o local onde se desencadeou o Combate de Foz de Arouce de 1811 (invasões francesas), sendo realizada anualmente neste local a reconstituição da batalha como forma de homenagem e valorização da região.

Foz do Rio Arouce

Foz de Arouce

O Rio Arouce, Ribeira de S. João, nasce na Serra da Lousã e desagua na margem esquerda do Rio Ceira em Foz de Arouce, passando pelas freguesias de Lousã e Vilarinho, Gândaras e terminando o seu percurso em Foz de Arouce.