informações
ROTA DA ESTRADA REAL
O percurso, com 2.75Km de extensão, tem início no edifício da Junta de Freguesia, seguindo para sul e dirigindo-se para o Obelisco original, à direita. Este monumento foi edificado em 1898 em memória do Combate de Foz de Arouce, ocorrido a 15 de março de 1811, durante a retirada de Massena na luta com as tropas de Wellington, no final da terceira invasão francesa.
Sob a jazida arqueológica do paleolítico, o percurso prossegue para as Vinhas do Conde, que se destinam à produção dos vinhos da Quinta de Foz de Arouce, dirigindo-se depois para a a Capela de Santo Cristo de Foz de Arouce, situada na rua com o mesmo nome, tendo sido erigida em 1646 por Francisco Jorge.
Após virar à esquerda na interseção, encontra-se a Quinta dos Condes de Foz de Arouce, edificada nos finais do séc. XVIII, com estilo tardo-barroco e composta por capela privada, ostentando o brasão de armas da família por cima do portão principal. A Quinta integra as Vinhas do Conde, onde são atualmente produzidos os vinhos Quinta de Foz de Arouce, sobejamente reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade.
Mais à frente, e seguindo pela esquerda, vislumbra-se o o Momo – Museu do Circo, estabelecido na antiga Escola primária de Foz de Arouce edificada em 1932 e reconstituída em 1981. Logo de seguida, do lado direito encontra-se a Igreja Matriz de Foz de Arouce, dedicada a S. Miguel, de estilo gótico, com uma a torre sineira e um Altar Mor em talha dourada.
O trajeto circular termina no edifício da Junta de Freguesia.
PERCURSOS PEDESTRES – FOZ DO AROUCE E CASAL DO ERMIO